UMAPAZ | Programa Carta da Terra em Ação

Fórum da Formação de Agentes Socioambientais Urbanos, promovido pela UMAPAZ, para compartilhar ideias, opiniões e iniciativas.


Conectado como Anonymous. A sua última visita foi dia

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Anúncio global&Anúncio & A ler [0]

27062015
A dinâmica da cidade pode ser entendida sob a perspectiva do consumo coletivo que se faz de seu espaço, tempo e energia. A proposta é olhar a mobilidade urbana neste mesmo sentido, olhando os impactos positivos e negativos, sendo que os três mais severos são congestionamento, segurança viária e a saúde pública. O desafio de pensar uma estrutura viária coletiva e não ideológica, vislumbrando possibilidades de atuação estão no centro deste debate.
Para acessar o material, clique aqui.

por Débora Pontalti - Comentários: 0 - Visto: 93
27062015
O Plano Diretor Estratégico, marco regulatório que estabelece diretrizes gerais da política urbana, foi finalizado em uma tentativa de adequação do instrumento às transformações pelas quais a cidade passou durante os últimos dez anos. Dentro da lógica de um processo amplamente participativo ao qual foi submetido, discutimos como foi o processo, sua finalização e a questão ambiental nele inserida. Com isso, conhecemos mais a fundo o Planejamento Urbano e Ambiental proposto e como ele se reflete na própria cidade de São Paulo quanto à sua evolução no tempo e no espaço.

Para acessar o material,...

por Débora Pontalti - Comentários: 0 - Visto: 85
27062015
Utilizadas como Metodologias Integrativas, as Danças Circulares Sagradas e os Jogos Cooperativos estimulam o autoconhecimento e o respeito às diferenças, exercitando os valores da Cultura de Paz e sensibilizando sobre as questões socioambientais.

Para acessar o material, clique aqui.

por Débora Pontalti - Comentários: 0 - Visto: 80
27062015
São Paulo possui pouca informação sobre a fauna da cidade, apesar da importância do tema. Conhecer a biodiversidade de um território é um importante instrumento para a elaboração de políticas públicas como a definição de planos de manejo, áreas prioritárias para a conservação e a criação de áreas verdes.

Para acessar o material, clique aqui.

por Débora Pontalti - Comentários: 0 - Visto: 67
12062015
O Pensamento Sistêmico é uma forma de abordagem da realidade em contraposição ao pensamento "reducionista-mecanicista". Esta forma de leitura não nega a racionalidade cientifica, porém parte da concepção de que ela não oferece parâmetros suficientes para seu entendimento. Entender e discutir as questões ambientais sob este ponto de vista pode ser útil para avaliar como pequenas mudanças nos elementos do sistema podem apresentar reações desproporcionais à ação que sofreram.

Para acessar o material, clique aqui.

por Débora Pontalti - Comentários: 0 - Visto: 89
12062015
Neste encontro, nos aprofundamos no conceito de Território, percebendo e questionando sua importância na organização e estruturação das ações socioambientais. O território, enquanto categoria de análise espacial, resulta das relações de poder, conflito, síntese e subjetividade e as materializa em especificidades que balizam ações e intenções. Com o objetivo de que nossas ações estejam pautadas na percepção, apropriação e identidade territorial, e na pretensão de torná-las efetivas na transformação para uma sociedade sustentável,...

por Débora Pontalti - Comentários: 0 - Visto: 88
12062015
Nesta aula, fomos convidados a conhecer, em uma perspectiva histórica, como se deu o surgimento e o desenvolvimento das cidades buscando entender a evolução das relações sociais nesse processo. Assim como o contexto histórico, as relações entre as pessoas transformam e formam o espaço urbano, o que nos dá a dimensão de complexidade e heterogeneidade presentes nas cidades. Com esse exercício de observação, podemos compreender melhor não só a própria ideia de cidade mas o papel do agente socioambiental sobre ela.

por Débora Pontalti - Comentários: 0 - Visto: 80
18052015
Este encontro procurou nos ajudar a refletir sobre como nos relacionamos com os outros. Através de uma viagem sobre o conceito de "Ética" por diversos pensadores, fomos convidados a refletir sobre nossa postura aberta, reflexiva e colaborativa, além de apresentar o Diálogo como possível ferramenta de atuação.

Para acessar o material, clique aqui.

por Débora Pontalti - Comentários: 0 - Visto: 79
10052015
Para dar mais um passo em direção as nossas ações territoriais, Rita de Cassia Ogera conduziu este encontro sobre os caminhos para a execução de um projeto consistente. Partindo das estratégias dos Planos de Bairro, dispositivo local PDE, conversamos sobre a importância de elaborar de forma participativa nossas ações no território.

Para acessar o material, clique aqui.

por Débora Pontalti - Comentários: 0 - Visto: 88
10052015
Para discutir sobre territórios educativos, o Programa trouxe a arquiteta Beatriz Goulart, especialista em projetos que integram cada vez mais as escolas ao espaços de educação, não a tratando apenas como espaço físico. É preciso refletir também sobre nossos comportamentos, currículos e atitude para se educar na contemporaneidade deste século.

Para acessar o material, clique aqui.

por Débora Pontalti - Comentários: 0 - Visto: 88
04052015
Compartilhar a Integração nos processos de ensino/aprendizagem, como as práticas integrativas pode trazer diferentes aspectos do ser humano como se fossem raízes saindo de um tronco comum, que abrem espaços para nossas reflexões e aulas, ora preparando o corpo, ora trazendo conexão com o grupo, ora ampliando o olhar... enfim tantas possibilidades...

Para acessar o material, clique aqui.

por Débora Pontalti - Comentários: 0 - Visto: 88
30042015
Sempre presente nas formações promovidas pelo Programa, a Carta da Terra Internacional (CTI) constantemente nos encoraja a seguir fomentando uma rede de pessoas engajadas a examinar seus próprios valores e escolher um melhor caminho.
A coordenadora desta Iniciativa no Brasil é a engenheira química Cristina Moreno, que conduziu este encontro promovendo a reflexão de como a Carta da Terra, documento que completa 15 anos este ano, conversa com as reuniões e acordos mundiais que estão em pauta, como por exemplo, a discussão sobre o término dos Objetivos do Milênio e a criação dos Objetivos do...

por Débora Pontalti - Comentários: 0 - Visto: 125
27042015
Esta aula procurou trazer a discussão das dificuldades enfrentadas pela Educação Ambiental em se estabelecer como caminho para o Desenvolvimento Sustentável. Por representar um processo de aprendizagem que construa novos valores, a necessidade de buscar caminhos não só objetivos, mas também subjetivos e intersubjetivos, nos levam às Metodologias Integrativas.

Para acessar o material, clique aqui

por Lia Salomão - Comentários: 0 - Visto: 122
17042015
Este encontro procurou apresentar as inquietações iniciais desta Formação, trazendo um debate sobre as novas concepções de Desenvolvimento Sustentável e entendendo como a nova Agenda pós 2015 dialoga com este processo.

Para acessar o link da apresentação, clique aqui.

por Débora Pontalti - Comentários: 0 - Visto: 98

Tópicos [14]

  Voltar ao Topo

Moderadores : Nenhum

Usuários no Fórum: Nenhum

Permissão deste fórum:
Você não pode postar novos tópicos neste fórum
Você não pode responder aos tópicos neste fórum

  • Novas mensagens Novas mensagens
  • Novas Mensagens [Popular] Novas Mensagens [Popular]
  • Novas Mensagens [Bloqueadas] Novas Mensagens [Bloqueadas]
  • Não há novas mensagens Não há novas mensagens
  • Não há novas mensagens [Popular] Não há novas mensagens [Popular]
  • Não há novas mensagens [Bloqueadas] Não há novas mensagens [Bloqueadas]
  • Anúncio Anúncio
  • A ler A ler
  • Anúncio global Anúncio global