UMAPAZ | Programa Carta da Terra em Ação

Fórum da Formação de Agentes Socioambientais Urbanos, promovido pela UMAPAZ, para compartilhar ideias, opiniões e iniciativas.


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

UMAPAZ | Programa Carta da Terra em Ação » Ciclos de Aprendizagem » Práticas Integrativas » Práticas Integrativas - Organização e Debate

Práticas Integrativas - Organização e Debate

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

Boa noite, pessoal!

Estou criando este tópico para darmos início aos nossos debates e compartilhamentos de ideias sobre as práticas integrativas para as aulas da turma 12.
Podemos discorrer o debate diretamente neste tópico, ou criarmos, subtópicos por dia de práticas, o que acham melhor?

beijos de luz

Ellen

Ver perfil do usuário http://www.seivajr.com
Gente olhando o caderninho de práticas pensei:
Prática dia 21/05 - PDE SP - dinâmica sistema - equidistante, mas tb tenho prática com uma meditação espaço tempo que tem tudo haver, já facilitei ela em alguns lugares.

02/06 - habitação - Brincadeira do Terremoto
Participantes/Idade: Devem ser múltiplos de três e sobrar um. Ex: 22 (7x3 = 21, sobra um)
Material: Para essa brincadeira/dinâmica só é necessário um espaço livre para que as pessoas possam se movimentar
Realização:
Dividir em grupos de três pessoas, lembre-se que deverá sobrar um. Cada grupo terá 2 paredes e 1 morador. As paredes deverão ficar de frente uma para a outra e dar as mãos, o morador deverá ficar entre as duas paredes. A pessoa que sobrar deverá gritar uma das três opções abaixo:
1 - Morador - Todos os moradores trocam de "paredes", devem sair de uma "casa" e ir para a outra. As paredes devem ficar no mesmo lugar e a pessoa do meio deve tentar entrar em alguma "casa", fazendo sobrar outra pessoa.
2 - Parede - Dessa vez só as paredes trocam de lugar, os moradores ficam parados. Obs.: As paredes devem trocar os pares. Assim como no anterior, a pessoa do meio tenta tomar o lugar de alguém.
3 - Terremoto - Todos trocam de lugar, quem era parede pode virar morador e vice-versa. Obs.: NUNCA dois moradores poderão ocupar a mesma casa, assim como uma casa também não pode ficar sem morador. Repetir isso até cansar...
Aplicação:
Como se sentiram os que ficaram sem casa?
Os que tinham casa pensaram em dar o lugar ao que estava no meio?
Passar isso para a nossa vida:
Nos sentimos excluídos no grupo? Na Escola? No Trabalho? Na Sociedade?

09/06 - serv amb e un conser- que a gte mostrasse obras do artista vik muniz
https://www.google.com.br/search…
e fizessemos uma composição plastica coletiva, como uma pintura coletiva, mas com materiais reutilizaveis com orevistas e jornais, embalagens, criando uma composição plastica coletiva no final,uma das intenções é que se cubra toda a base, ou papel, para que o individuo vire o todo. a gente pode pedir que cada um traga materiais de casa, como revistas, jornais, mapas, papéis diferentes, tecidos, botões, embalagens tudo que for possivel colar, dai colocamos tudo de todo mundo junto no centro misturando tudo e dai criamos a colagem coletiva, bem abstratona mesmo.
https://nestlehner.wordpress.com/tag/colagem-com-revistas/

Ver perfil do usuário
Seguem dois exemplos retirados do livro Jogos Teatrais de Maria C. Novelly. A primeira dinâmica pode ser usada tanto para o dia do Plano Diretor quanto para o dia da Mobilidade. A segunda dinâmica foi pensada para o dia do Plano Diretor.

Dinâmica I - Atravessando

Encenação: Divida as pessoas em grupos de quatro a cinco pessoas. Dê a cada grupo, preferencialmente escrita em uma ficha, uma situação em que as pessoas estejam 'atravessando' um certo cenário. Cada grupo deve planejar sua ação, tendo para isso poucos minutos. Os membros do grupo podem anunciar de antemão a situação com um título, ou a platéia pode adivinhar após as ações terem sido completadas.

Preparação prévia: escreva as situações em suas fichas

Situações: Faça de conta que está atravessando:
- um beco escuro e perigoso
- uma rua larga movimentada
- uma rua estreita movimentada
- uma rua quebrada
- um parque tranquilo
- uma avenida em dia de chuva
...

-------------------------------------------------x---------------------------------------------------
Qual cidade que queremos?

Dinâmica II - Se fosse do meu jeito

Encenação: trabalhando em grupos de dois a quatro, os grupos devem apresentar cenas consecutivas. Na primeira, representam a situação que normalmente ocorre na vida real. Na segunda cena, devem retratar a situação, mas como esta se daria se seus desejos e fantasias fossem reais.

Tempo de interpretação: cinco minutos para debate em cada grupo.

Sugestões: o grupo coordenador dá um exemplo rápido da dinâmica.

Materiais: uso de qualquer coisa presente na sala.

Objetivo: Apresentar a cidade como temos hoje, e ver como cada grupo vislumbra um ideal de cidade. Por fim, espera-se atingir a reflexão sobre como o Plano Diretor é um dos meios para definir a cidade ideal.

Fonte: NOVELLY, Maria C. Jogos Teatrais - Exercícios para grupos e sala de aula. Campinas, São Paulo. 12ª edição, Papirus Editora, 2010.

Ver perfil do usuário http://www.seivajr.com

4 Primeira ação em Qua Maio 06, 2015 10:30 pm

Hellen, achei ótimo.

Ver perfil do usuário

Conteúdo patrocinado


Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum