1. Definição dos grupos (nomes dos participantes);
A princípio Maressa e Carol Felix com participação de David Ferreira, Caroline Nunes, e quem mais quiser/puder ajudar.
2. Tema e título (se já houver) do projeto
Ainda sem título.
Este projeto visa despertar o interesse e a consciência sustentável e ecológica de alunos do ensino fundamental 1 (4° e 5° ano) dividida em módulos que irão conversar entre si: A criança consigo mesma, a criança com o outro e a criança com a Terra.
Iremos escolher, por meio de uma espécie de seleção, 20 alunos que estarão à frente do projeto reciclagem, composteira e Horta escolar, o restante irá participar de palestras e oficinas práticas.
3. Territorialização: relevância da ação socioambiental (Introdução e Justificativa)
Este projeto visa contemplar a Emef. Oscar Pennacino localizada no JD.Bandeiras em Osasco.
A Pennacino é uma escola pública frequentada por alunos de baixa renda. É uma das melhores escolas da região por ter uma diretoria bem atenta e aberta a iniciativas de fora.
O bairro possui muitos problemas próprios de regiões periféricas, falta árvores, parques, centros culturais, exesso de lixo e entulho pelas ruas etc.
A escolha dessa escola foi justamente pelo fato de observarmos seu potencial como pôlo de transformação vindo primeiramente da diretora da escola e dos professores e segundo pelos alunos que estão muito animados com o projeto.
Os alunos sentem muita falta de atividades lúdicas e práticas, fora da sala de aula, onde eles podem mostrar seus talentos , usar sua criatividade e refletir sobre as questões contextualizadas à realidade deles de acordo com a condição de seres humanos em desenvolvimento, em suma, fazer com que estes alunos percebam que:
"O fato de me perceber no mundo, com o mundo e com os outros me põe numa posição em face do mundo que não é a de quem nada tem a ver com ele. Afinal, minha presença no mundo não é a de quem a ele se adapta mas de quem nele se insere. É a posição de quem luta para não ser apenas objeto, mas sujeito também da história." Paulo Freire"
Quem são e como pensam os atores nessa realidade? Quais seus desejos e necessidades? Quais os problemas, suas causas e seus efeitos? Quais são os valores da equipe do projeto? Eles coincidem? Quais as características e as competências da equipe?
· Criando uma base para a avaliação final, identificar as situações que possam limitar ou potencializar o alcance dos resultados do projeto.
· Reuniões grupais com o público- alvo, histórias de vida, expectativas em relação às novas habilidades que esperam adquirir, modos de divulgação e seleção dos futuros 20 alunos que estarão à frente do projeto.
· Reuniões da própria equipe da organização, refletir sobre os dados pesquisados e desenhar o projeto a partir das várias opções surgidas e da análise de seu potencial e de sua viabilidade.
a. Exposição inicial dos problemas, limitações e desafios que induziram a ação planejada;
O desafio do momento é organizar o projeto de uma maneira que TODOS (alunos, professores e funcionários) se integrem e contribuam com a futura Horta da escola, no entanto, a ideia não é trazer somente uma horta mas sim, induzir a escola a começar reciclar, fazer compostagem e fazer com que esse projeto vingue para outras escolas da região.
A ideia da escola ser um pôlo de transformação onde, a partir de si mesma se fortalece e num futuro próximo, transborda ideias para a comunidade
4. Aproximação com o território da ação e análise de viabilidade:
a. Apresentar quais passos já foram dados
Tudo certo com diretoria e prefeitura que disponibilizará Terra e Mudas para a futura Horta.
Fiz uma palestra com o tema Você o que você come onde eles tiveram a oportunidade de repensar seus hábitos alimentares.
Essa semana passamos nas salas de aula explicando o proximo passo que é conhecer os alunos intessados em participar do projeto. Colamos cartazes pela escola com a seguinte pergunta: Como seria a horta dos seus sonhos? Semana que vem estaremos recolhendo o trabalho que eles irão fazer que poderá ser Desenho, colagem, histórias em quadrinho etc
b. O caminho percorrido mostra coerência com o planejamento inicial?
Sim.
A princípio Maressa e Carol Felix com participação de David Ferreira, Caroline Nunes, e quem mais quiser/puder ajudar.
2. Tema e título (se já houver) do projeto
Ainda sem título.
Este projeto visa despertar o interesse e a consciência sustentável e ecológica de alunos do ensino fundamental 1 (4° e 5° ano) dividida em módulos que irão conversar entre si: A criança consigo mesma, a criança com o outro e a criança com a Terra.
Iremos escolher, por meio de uma espécie de seleção, 20 alunos que estarão à frente do projeto reciclagem, composteira e Horta escolar, o restante irá participar de palestras e oficinas práticas.
3. Territorialização: relevância da ação socioambiental (Introdução e Justificativa)
Este projeto visa contemplar a Emef. Oscar Pennacino localizada no JD.Bandeiras em Osasco.
A Pennacino é uma escola pública frequentada por alunos de baixa renda. É uma das melhores escolas da região por ter uma diretoria bem atenta e aberta a iniciativas de fora.
O bairro possui muitos problemas próprios de regiões periféricas, falta árvores, parques, centros culturais, exesso de lixo e entulho pelas ruas etc.
A escolha dessa escola foi justamente pelo fato de observarmos seu potencial como pôlo de transformação vindo primeiramente da diretora da escola e dos professores e segundo pelos alunos que estão muito animados com o projeto.
Os alunos sentem muita falta de atividades lúdicas e práticas, fora da sala de aula, onde eles podem mostrar seus talentos , usar sua criatividade e refletir sobre as questões contextualizadas à realidade deles de acordo com a condição de seres humanos em desenvolvimento, em suma, fazer com que estes alunos percebam que:
"O fato de me perceber no mundo, com o mundo e com os outros me põe numa posição em face do mundo que não é a de quem nada tem a ver com ele. Afinal, minha presença no mundo não é a de quem a ele se adapta mas de quem nele se insere. É a posição de quem luta para não ser apenas objeto, mas sujeito também da história." Paulo Freire"
Quem são e como pensam os atores nessa realidade? Quais seus desejos e necessidades? Quais os problemas, suas causas e seus efeitos? Quais são os valores da equipe do projeto? Eles coincidem? Quais as características e as competências da equipe?
· Criando uma base para a avaliação final, identificar as situações que possam limitar ou potencializar o alcance dos resultados do projeto.
· Reuniões grupais com o público- alvo, histórias de vida, expectativas em relação às novas habilidades que esperam adquirir, modos de divulgação e seleção dos futuros 20 alunos que estarão à frente do projeto.
· Reuniões da própria equipe da organização, refletir sobre os dados pesquisados e desenhar o projeto a partir das várias opções surgidas e da análise de seu potencial e de sua viabilidade.
a. Exposição inicial dos problemas, limitações e desafios que induziram a ação planejada;
O desafio do momento é organizar o projeto de uma maneira que TODOS (alunos, professores e funcionários) se integrem e contribuam com a futura Horta da escola, no entanto, a ideia não é trazer somente uma horta mas sim, induzir a escola a começar reciclar, fazer compostagem e fazer com que esse projeto vingue para outras escolas da região.
A ideia da escola ser um pôlo de transformação onde, a partir de si mesma se fortalece e num futuro próximo, transborda ideias para a comunidade
4. Aproximação com o território da ação e análise de viabilidade:
a. Apresentar quais passos já foram dados
Tudo certo com diretoria e prefeitura que disponibilizará Terra e Mudas para a futura Horta.
Fiz uma palestra com o tema Você o que você come onde eles tiveram a oportunidade de repensar seus hábitos alimentares.
Essa semana passamos nas salas de aula explicando o proximo passo que é conhecer os alunos intessados em participar do projeto. Colamos cartazes pela escola com a seguinte pergunta: Como seria a horta dos seus sonhos? Semana que vem estaremos recolhendo o trabalho que eles irão fazer que poderá ser Desenho, colagem, histórias em quadrinho etc
b. O caminho percorrido mostra coerência com o planejamento inicial?
Sim.